quarta-feira, 7 de maio de 2008

o mundo e eu

desde sempre tenho uma relação com o mundo diferente de muitas pessoas. e igual a algumas outras. não tenho vontade de viajar pra conhecer, apenas. tenho vontade de explorá-lo.

se fosse possível e tivesse tempo, gostaria de morar em todos os continentes durante toda uma vida. conhecer os pormenores de cada cultura, cada idioma, cada clima. uns menos, outros mais.

o pouco que já conheço mudou a minha vida. me apaixonei por alguns lugares, outros apenas gostei e por poucos criei verdadeiro terror.

me apaixonei por Lima, no Peru. nunca conheci cidade com um clima melhor, mais agradável. tem o mar que, apesar de feio, mata minha necessidade de ter o mar sempre por perto. tem um povo gentil, cordial e lindo (no sentido mais abstrato da palavra. não estou aqui julgando a beleza exterior nem nada disso). uma cidade que eu moraria por muitos anos.

gostei de São Paulo e de muitas outras. tem toda a áurea cosmopolita e coisas diferentes que, lá, são normais. é um lugar que me dá ansiedade: sempre me oferecendo mais do que eu posso acompanhar e processar no tempo tão escasso que passo por lá.

tenho terror de voltar a Caldas Novas. é uma coisa totalmente traumatizante. até visitar amigos em Goiânia tem sido difícil, pela proximidade constrangedora. foi uma das épocas mais felizes da minha vida, onde fiz amigos fiéis, irmãos. mas também foi angustiante, por razões que ainda entendo pouco.

e Salvador ocupa um lugar muito especial na minha vida. uma cidade para onde sempre quis voltar, representava pra mim a segurança da família, do conhecido e do lar. e ainda hoje é assim. mas perdeu o charme. acho que Salvador só terá de novo a importância que teve quando eu estiver longe, procurando a segurança de um lugar pra onde posso voltar, sempre que quiser e precisar.

Nenhum comentário: